quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Origem


Sem palavras suficientes para descrever esse filme! Mas vou tentar... rs

O principal para "entender" o filme, ou pelo menos chegar perto disso, é não pensar linearmente e nem tentar encaixar as cenas referentes aos sonhos no nosso conceito de realidade. Logo no início do filme somos apresentados ao conceito de sonho dentro do sonho e se vc nessa cena inicial não consegue conceber isso como possibilidade só tenho a dizer "Ferrou!" pois mais adiante teremos sonho dentro de um sonho que já é um sonho...

Vários conceitos já conhecidos tanto pela psicologia quanto pelo senso comum são expressos no filme: não morremos nos nossos sonhos, pois para a nossa mente esse fato acaba sendo registrado como um alerta que nos faz acordar no mesmo instante. Outro modo de acordarmos é pela sensação de queda, chamado de "chute" no filme. Quando sonhamos projetamos elementos do nosso inconsciente nas cenas e personagens escolhidos para fazer parte do sonho, ou seja, se eu sonho com Fulano não é o Fulano em si que está no meu sonho, mas a imagem que eu projeto dele, o que ele representa para mim... Claro que por esta projeção conter mais elementos inconscientes do que conscientes em um primeiro momento posso não entender o porque de eu ter sonhado com tal pessoa, mas eu garanto que seu inconsciente sabe! E nada melhor do que uma terapia para facilitar o contato com esses conteúdos! rs

(Dia 27 é dia do psicólogo! Parabéns para mim! rs)

Outro ponto importante do filme é a mensagem de que guardamos muitas ideias, lembranças, medos e culpas que acabam nos paralisando e impedindo que prossigamos rumo ao nosso potencial pessoal. Acabamos ficando travados e estagnados no tempo! Uma amiga minha - companheira de cinema - disse a palavra certa: desapego!

Desapego de ideias, fantasmas e medos do passado...

Enfim... nota máxima para este filme! Seja pelo conteúdo quanto pela estética! O que foi aquela cena de luta com gravidade zero??? Genial!!

Quem não viu precisa ver!!

Nenhum comentário: