sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais

Nunca me preocupei muito com esta data... na verdade minhas primeiras lembranças sobre o dia dos pais é o sentimento de constrangimento da minha professora ao lidar com a única "criança sem pai" da sala do prezinho (há muitos e muitos anos atrás...) Na preparação do famoso presentinho feito com as minhas próprias mãos gorduchinhas lembro de ouvir "sua mãe é mãe e pai... tudo junto..." e sabemos que não é bem assim... Afinal "mãe é mãe" e "pai é pai"... são funções diferentes e principalmente complementares... é da junção de um homem e uma mulher que um novo ser surge... por mais que minha mãe fosse mãe solteira recebendo o rótulo de "produção independente" houve um homem ali que por variados motivos após meu nascimento se fez ausente, depois presente e novamente ausente pois acho que era com este papel que ele estava mais acostumado...

Mas este post não é para exorcizar as mágoas e rancores por ter crescido sem pai....

O que eu quero comentar é sobre uma frase que vi em um outdoor fazendo propaganda de um shopping aqui na cidade que dizia algo como "Estar presente em sua vida foi uma escolha do seu pai... escolha vc agora o melhor presente..."

Eu concordo plenamente que a qualidade da relação de um pai com seus filhos é resultado direto de uma escolha sim... mesmo o fato de ser ausente é uma escolha! Não há desculpa para o comportamento de um pai que não reconhece seu filho, ou que chega em casa e fica na frente da televisão e não se abre para um diálogo, ou para aquele pai que acha que educar é função apenas da mãe e foge de qualquer confronto na hora de estabelecer limites... Tudo é uma escolha!! E é no futuro que esse pai vai colher os frutos desta relação... algumas marcas são muito difíceis de serem relevadas, há mágoas e rancores que não se apagam nunca...

Enfim... FELIZ DIA DOS PAIS!!! Para vc que além de ser pai participa da vida de seu filho.... e que se ainda não participa pode se mobilizar para isso afinal a escolha é sua!!!

Nenhum comentário: